Funcionamento: 8AM até 17PM. Seg a Sex

CONJUNTO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO GOIÁS

Praça Gaioso Neves, s/n - Propriedade Pública. Tombado pelo Decreto nº 010 de 10 de fevereiro de 1989. Reiterado pelo Decreto nº 013 de 03 de abril de 1998. Tombamento Estadual de 05 de dezembro de 2002.

• CONJUNTO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO GOIÁS

Abril de 1896 é o marco da inserção da ferrovia em Araguary, a empresa responsável pelo serviço que ligava a cidade à Campinas-SP, era a Cia Mogyana de Estradas de Ferro. Com o abandono dos planos da Mogyana em estender os trilhos até território goiano, a Estrada de Ferro de Goyaz em 1906 abraçou o empreito.

Com a extensão em andamento, um fabuloso prédio foi edificado para a estação de passageiros da Goyaz, sendo inaugurado em 02 de dezembro de 1928. Após este marco, um grande conjunto de imóveis foi construído para logística da empresa.

A partir da década de 1950, houve uma frenagem no movimento da companhia e na década de 1970, a estação foi desativada.

Após aquisição do imóvel pelo município e seu restauro, no ano de 2006, foi transferida a sede da Prefeitura Municipal para o imóvel da estação, que conjuntamente recebeu o Museu dos Ferroviários. O antigo armazém de cargas, posteriormente deu lugar a Secretaria de Educação e o Museu da Imprensa. Alguns imóveis do complexo, também passaram a receber setores da prefeitura.

O conjunto da "Goiás" é um dos maiores do Estado e sua história, integra e caminha juntamente com a memória da cidade. Passado e modernidade podem e devem manter-se lado a lado, pois preservar o passado ferroviário é a garantia do fortalecimento da identidade cultural de Araguari.

• CONJUNTO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO GOIÁS