Funcionamento: 8AM até 17PM. Seg a Sex

EDIFÍCIO DO ANTIGO BANCO MINEIRO DA PRODUÇÃO

SEDE DA FUNDAÇÃO ARAGUARINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - FAEC Confluência das Ruas Virgílio de Melo Franco, nº 11, Brasil Accioly, nº 86 e Rio Branco. Propriedade Pública. Tombado pelo Decreto nº 021, de 05 de abril de 2005.

• EDIFÍCIO DO ANTIGO BANCO MINEIRO DA PRODUÇÃO

O Banco Mineiro da Produção foi inaugurado em Araguari na década de 1940. Nos anos de 1950, o estabelecimento construiu sua sede própria, sendo seu projeto arquitetônico arrojado. O imóvel beneficiou todos os setores da atividade, composto de área térrea e porão, tendo reservado o segundo pavimento para apartamentos que abrigavam o contador e o gerente do banco.

Em 1967, ocorreu a fusão entre Banco Mineiro da Produção e Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais, criando o Banco do Estado de Minas Gerais S/A (BEMGE). Na década de 1990, o BEMGE foi transferido e o imóvel ficou desativado.

Adquirido pela municipalidade, o  local  sediou  a  Secretaria Municipal de Educação e no início de 2001 passou a receber, os hoje identificados, Biblioteca Municipal "Professor Paulo de Oliveira" e Arquivo Histórico e Museu "Dr. Calil Porto". Posteriormente, anexou também a administração da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) e a Divisão de Patrimônio Histórico.

Elencar elementos do passado e trabalhar  a sua  valorização e preservação, é um passo para preservar a própria história.

• EDIFÍCIO DO ANTIGO BANCO MINEIRO DA PRODUÇÃO