Funcionamento: 8AM até 17PM. Seg a Sex

ESTAÇAO "MARCIANO SANTOS"

Distrito de Amanhece. Rua Marciano Santos, s/n. Propriedade Pública. Tombado pelo Decreto nº 017/04, de 13 de abril de 2004.

• ESTAÇAO "MARCIANO SANTOS"

Construída em 1910 e inaugurada em 1913 a Estação Ferroviária Marciano Santos, no Distrito do Amanhece, fazia parte da Estrada de Ferro de Goiás, sendo a primeira parada do trecho ferroviário entre Minas e Goyaz. Sua denominação, datada da década de 1920, foi homenagem ao prefeito Marciano Santos.

O conjunto ferroviário é composto da estação de passageiros e da casa do chefe. Na época de sua instalação contribuiu efetivamente para o desenvolvimento da localidade e sua consequente relevância de Distrito, conquistada na década de 1923.

Com a desativação da linha férrea, a estação foi abandonada por volta dos anos de 1980 e os trilhos foram arrancados, perdendo o reduto sua função original, sendo o imóvel utilizado para novos usos.

Conhecer e ter consciência de suas raízes é a certeza de seu lugar na história da humanidade, por isto, nunca foi tão importante o ato de preservar.

• ESTAÇAO "MARCIANO SANTOS"