Funcionamento: 8AM até 17PM. Seg a Sex

• FAEC publica primeiro edital da Lei Aldir Blanc de 2021

Patrimônio Imaterial é o foco da primeira Chamada Pública

16 de setembro de 2021

Comemorando 20 anos de existência, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC deu início, na última segunda-feira (13), as publicações dos editais de incentivo e fomento a arte e a cultura. Ao total, serão mais de R$ 800 mil, provenientes da Lei Aldir Blanc e do Fundo Municipal de Cultural, a serem executados por meio de editais de premiação, concurso e credenciamento.

O primeiro edital publicado, em edição extra do Diário Oficial, foi o edital de valorização as manifestações artísticas do patrimônio imaterial de Araguari. Congada, Moçambique, Catopés, Folia de Reis e Capoeira estão entre os seguimentos contemplados no edital nº 004/2021, Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional de Araguari José Rodrigues Caetano “Sô Nuzuca”.

Com a proximidade da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a ser realizada em outubro, o prazo para credenciamento de propostas foi encurtado para uma das faixas do edital.    “Em razão do curto espaço de tempo e com a iniciativa de atender, com estes recursos, os Ternos de Congada, Moçambique e Catopés de nosso município, o prazo para apresentação de seus documentos pode parecer curto; porém, com o apoio da Associação Promocional De Congados Moçambiques E Catopés de Araguari, estamos seguros que eles serão amplamente atendidos e poderão ajustar suas entidade, além de, ao mesmo tempo, terem recursos para investirem em seus grupos para a festa desse ano”, afirmou o presidente da FAEC, Diogo Machado.

Para as faixas 2 e 3 do edital, que beneficiarão a Folia de Reis e a Capoeira, os prazos estão estendidos e vão de 14 de setembro até 15 de outubro. Já para a Congada, faixa 1 do edital, conforme explicou o presidente da FAEC, o período para apresentação de documentos ficou entre 14 e 17 desse mês.

Segundo o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado Machado, a FAEC completa, dia 21 de setembro desse ano, 20 anos de criação e, em comemoração ao aniversário da Fundação, até o dia 21 serão publicados todos os editais de fomento definidos para esse ano, os quais atenderão os diversos seguimentos e expressões culturais de nossa cidade. “Um dos importantes papeis da Fundação é o incentivo e o fomento a cultura e o estimulo, através dos agentes culturais, de toda a cadeia produtiva de cultura”, disse.

Os interessados em participar dos editais já lançados podem conferir os critérios e formas de participação no Diário Oficial do Município ou pelo site link: Edital e Anexos

Extrato de Credenciamento das Propostas - Faixa 1