Funcionamento: 8AM até 17PM. Seg a Sex

(34) 3690-3220

Prefeitura e Faec lançam edital para atender comunidade artística e reduzir impactos da pandemia

É_Fomento é o primeiro de uma série de editais para ações culturais gravadas

  • Prefeitura e Faec lançam edital para atender comunidade artística e reduzir impactos da pandemia

    É_Fomento é o primeiro de uma série de editais para ações culturais gravadas

    08 de abril de 2021

    - [EDITAL E ANEXOS]

    Com o objetivo de auxiliar a comunidade cultural de Araguari, a Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), lançou, nesta quarta-feira (7), o primeiro edital É_Fomento FAEC 20 anos. Certame separou as etapas de credenciamento e de julgamento das propostas artísticas facilitando a apresentação de documentos. Segundo o presidente da FAEC, Diogo Machado Cunha e Sousa, a próxima etapa é virtualizar também os processos de editais da Fundação, cumprindo o objetivo de informatização e desburocratização da gestão municipal. 

    O Edital lançado deve atender a, ao menos, 50 artistas locais nas mais diversas áreas da cultura. O valor global a ser incentivado é de R$ 75 mil, com pagamento por artistas de R$ 1,5 mil. “Nesse momento de emergência e necessidade em razão da crise gerada pela pandemia é preciso darmos atenção as comunidades e aos grupos culturais, primeiro setor a parar e sem previsão de retorno nas atividades que naturalmente necessitam de aglomeração para serem melhores difundidas”, afirmou o Prefeito Renato Carvalho Fernandes (Republicanos)

    O É_Fomento 001 trouxe duas novidades para os processos e que vão facilitar a vida dos artistas, como explicou o presidente da FAEC. “A primeira etapa do edital é o Credenciamento que corresponde a apresentação dos documentos para pagamento e certificação do artista do ponto de vista fiscal e tributário, o que é exigência da Lei de Licitações e dos processos que envolvem recursos públicos”, afirmou Diogo Machado. A segunda etapa, de apresentação de propostas culturais para este edital, será somente para os credenciados, ou seja, aqueles que passarem na primeira fase documental. “Nós entendemos que o credenciamento poderá ficar aberto durante todo o ano, então o artista que não conseguir se credenciar para participar do É_Fomento 001, poderá trazer seus documentos para avaliação em um novo período e se credenciar para todos os editais É_Fomento que forem lançados neste ano”, disse o presidente.

    Segundo a FAEC, o artista que não conseguir se credenciar até o dia 9 de abril, sexta-feira, ainda poderá apresentar seus documentos no futuro e participar de outros editais da categoria É_Fomento, já aqueles que conseguirem apresentar seus documentos até o dia 9 corretamente, sendo credenciados, poderão apresentar a proposta cultural a ser incentivada. “O que aconteceu no ano passado, e levou a esta mudança na dinâmica, foi que vários artistas tiveram suas propostas culturais aprovadas pela Comissão Técnica, porém na fase de habilitação dos documentos foi verificado que não poderiam participar deste modelo de edital que é focado em atender a comunidade com subvenções socais e prestação de serviços. Isso gerou frustração e desalento a uma comunidade já afetada pela situação da pandemia. Agora, neste novo modelo, o artista que não puder apresentar proposta na edição 001, ainda poderá se credenciar em uma nova data para poder participar da edição 002, 003, e tantos outros demais a serem lançados”, afirmou Diogo Machado. De acordo com ele o objetivo é o lançamento contínuo de editais curtos de fomento tanto para áreas diversas da cultura quanto para segmentos específicos. 

    O edital e a lista de documentos e anexos a serem apresentados em cada etapa podem ser acessados pelo link http://bit.ly/E_Fomento0012021

    Novo Site

    “Vamos informatizar e desburocratizar”, diz presidente da FAEC

    Conforme informou o presidente da FAEC, Diogo Machado, devido a emergência de se atender ao setor cultural as etapas do edital É_Fomento 001 não puderam ser virtualizadas, porém um trabalho contínuo e intenso está sendo mobilizado na Fundação para que a partir do próximo edital da instituição todas as etapas sejam virtuais. “Em nosso novo site teremos um campo específico para o Credenciamento contínuo de artistas e outro para o envio de propostas. O nosso Mapas Culturais vai servir para realmente mapearmos os artistas locais na cidade e ainda garantir melhoria nos processos do pré-análise e análise de propostas. Sendo virtuais, os artistas poderão fazer modificações, atualizações nos documentos a todo instante e ainda participar mais largamente de todos os editais disponíveis na instituição recebendo inclusive nos seus canais de contato links, notícias e informações da Fundação e dos editais. Além disso, vamos ampliar o acesso e reduzir a quantidade de papel e documentos armazenados na Fundação fisicamente”, explicou Diogo Machado. 

    Segundo o presidente, hoje há por artista, arquivado na FAEC, dezenas de cópias dos documentos dos mesmos. “Vamos informatizar os processos culturais possíveis e assim desburocratizar as etapas de contratação na medida em que a legislação nos permitir e que pudermos avançar. Tudo por meio do nosso novo site”, afirmou.